A alimentação de pássaros domésticos é um dos temas mais importantes quando se trata de cuidar de sua saúde e bem-estar. A dieta desse tipo de pet deve ser balanceada e muito variada, necessitando de gorduras, proteínas e hidratos de carbono para que tenha energia e uma plumagem saudável.
Frutas, sementes e até mesmo alguns pequenos insetos fazem parte da alimentação de pássaros. Porém, quando cuidados em casa, eles podem ter outras necessidades e é extremamente importante conhecer suas diferenças. Nesse post, iremos trazer os variados tipos de alimentos que os pássaros domésticos podem estar consumindo.
Alimentação de pássaros: ração para pássaros
Entre as opções que existem para a alimentação de pássaros, estão as rações. Elas podem ser uma boa opção para garantir uma dieta balanceada, pois fazem a combinação de alimentos que trazem quantidades equilibradas de lipídios, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, estão disponíveis em variados tipos, de acordo com as necessidades específicas de cada espécie.
Uma das principais características de a ração ser um alimento equilibrado é que ela traz a mesma quantidade de nutrientes em todas as suas unidades. Isso é importante pois as aves têm o hábito de escolher, com o bico, quais alimentos querem. Portanto, a ração impede que haja a defasagem de algum item.
Alimentação de pássaros: mix de sementes
Há alguns cuidadores de pássaros domésticos que se preocupam em criar mix de sementes exclusivos para a sua espécie de pet. O uso deste mix pode ser vantajoso pois a maioria das sementes utilizadas na alimentação de pássaros estão na fase de fecundação de plantas. Isso significa que elas precisam contar com uma grande concentração de substâncias energéticas em seu interior para permitir a germinação de uma nova planta.
Por isso, as sementes ainda em estado embrionário, assim como os brotos vegetais, rendem uma excelente forma de ter acesso a nutrientes essenciais. Elas são consideradas fonte natural de carboidratos, gorduras e proteínas. Assim, contribuem para fornecer energia e no desenvolvimento do metabolismo das aves, fortalecendo seu sistema imunológico.
Frutas, verduras e legumes para aves
As frutas, verduras e legumes também podem fazer parte da alimentação de pássaros domésticos, desde que seja de forma moderada. Depois de descobrir quais os alimentos que seu pet mais gosta, alimentá-lo pode se tornar muito mais fácil e também pode ajudá-lo a lhe ensinar alguns truques ou comportamentos, oferecendo petiscos como recompensa.
Entre as frutas permitidas para pássaros domésticos estão a maçã sem semente, mamão, manga e pêra. Já os legumes podem ser a vagem, ervilha, milho, pepino ou cenoura. E para as verduras, recomenda-se acrescentar à dieta das aves brócolis sem talo, rúcula, agrião e outras verduras que tenham folhas escuras.
É imprescindível ter cautela ao oferecer alimentos que não sejam da rotina do animal. A cebola e o abacate, por exemplo, podem ser extremamente tóxicos e capazes de colocar em risco a saúde de seu amiguinho. Já verduras com coloração verde clara, como o alface, geralmente causam problemas gastrointestinais, como a diarréia.
Suplementos alimentares
Os suplementos alimentares são indicados quando é necessário complementar a alimentação de pássaros, reforçando os nutrientes necessários para cada espécie. Entre os suplementos disponíveis para aves estão os polivitamínicos, os suplementos de ferro e as farinhadas. Alguns tutores fazem uso desse tipo de alimentação em períodos específicos, como a troca de penas ou em época de reprodução.
Algumas vezes, independentemente da dieta que você administra para sua ave, ela pode necessitar de um reforço nutricional. Contudo, os suplementos alimentares devem sempre ser recomendados por um médico veterinário qualificado, especialista em animais silvestres. Somente ele será capaz de identificar as deficiências de nutrientes e indicar a melhor alimentação de pássaros.
Para receber mais novidades e dicas sobre o mundo pet, acompanhe as postagens de nosso blog!