Como ter animais silvestres e exóticos?

Veja como é possível conseguir a licença para ter animais silvestres e exóticos como pet

Ter um animal de estimação é sempre um momento importante, já que estamos falando de um companheiro que ficará conosco por longos anos. Entre os pets mais comuns, sem dúvidas os cachorros e gatos se consolidaram como a preferência da maioria. Entretanto, algumas pessoas buscam por pets mais incomuns, como animais silvestres e exóticos. 

Não demora muito para que uma pergunta automaticamente venha à mente dessas pessoas: “como ter animais silvestres e exóticos no Brasil?”. 

Antes de respondermos essa importante pergunta, é essencial conhecer mais sobre a fauna silvestre e exótica

Fauna silvestre e exótica: o que é?

A fauna silvestre nada mais é que o conjunto dos animais pertencentes às espécies nativas do Brasil (incluindo espécies migratórias), sejam elas aquáticas ou terrestres, que tenham seu ciclo de vida, completo ou parcial,  ocorrendo dentro do território brasileiro ou águas territoriais brasileiras.

Isto é, a fauna silvestre pode ser considerada como todos os animais que não foram domesticados (cães, gatos, galinhas, cavalos, porcos, gado, entre outros) e que não passam pelo processo de migração para outros países. 

Como ter animais silvestres e exóticos?

Animais como tartarugas e papagaios, apesar de serem populares no Brasil, não são considerados, por exemplo, animais domésticos. Isso se deve ao fato de que sua popularização se deu através de contrabando de animais silvestres, considerado crime ambiental no Brasil. 

Inclusive, de acordo com  a “Lei de Crimes Ambientais“, quem possui um animal silvestre brasileiro em casa sem a devida documentação está sujeito a prisão de seis meses a um ano, além de multa.

Por fim, os animais exóticos (ou fauna exótica) fazem parte do grupo de animais que pertencem a outras regiões, que estão fora do seu habitat natural. 

Nesse caso, a fauna exótica nada mais é que as espécies de animais que não podem ser encontradas no Brasil.

Afinal, como ter animais silvestres e exóticos? 

Como você deve imaginar, ter um animal silvestre ou exótico não é algo simples como ter um cachorro ou gato. Portanto, tenha em mente que será preciso passar por um processo burocrático um pouco complicado. 

A primeira coisa a se fazer é realizar um cadastro junto ao Ibama. Feito isso, será preciso obter a licença como dono legal de um animal silvestre. Esse processo varia conforme a espécie que deseja adquirir e deve ser feito seguindo as devidas instruções. 

Uma vez feito o cadastro e com a licença já em mãos, dá-se início ao processo de compra. Vá até um criadouro legalizado pelo ibama e escolha o seu mais novo pet. 

Lembre-se: só será possível adquirir uma espécie de animal silvestre com uma licença que dê a devida permissão. Isto é, o documento obtido não permite comprar qualquer tipo de espécie, somente a solicitada

Importante: A pessoa que retira um animal de seu habitat natural ou compra um animal por meios ilícitos não terá como legalizá-lo depois. A única solução é devolver o animal para o Ibama, de modo que seja encaminhado para um centro de reabilitação, um zoológico ou um criadouro regulamentado. 

Animais silvestres e exóticos: cuidados redobrados

Agora que já sabe como ter animais silvestres e exóticos, fica mais fácil escolher um pet novo de acordo com as normas e leis em vigência, sem correr qualquer risco. 

Para ler mais artigos como este, fique ligado no blog da Cevek