Mini pig: quais são os cuidados com esse pet?

O mini pig é um animal silvestre que tem conquistado o coração de muitos tutores. Afinal, é um animalzinho muito fofo, dócil e inteligente. Além disso, por ter um tamanho reduzido comparado ao de outros porquinhos, ele pode ser criado em casa. Por esse motivo, é muito procurado como animal de estimação.

No entanto, assim como os demais pets, ele requer cuidados especiais quando é adotado. E também de um médico veterinário especializado nesta espécie. Por isso, no post de hoje iremos dar dicas para como cuidar de um mini pig em casa. Vem conferir tudo o que preparamos para você!

O que é um mini pig?

Para quem ainda não sabe muito sobre esse pet, ele provém de uma linhagem de suínos. Mas, ao contrário da maioria, ele não atinge o tamanho de um porco comum. Por isso é conhecido por “mini pig”, ou micro porco. E essa variação permite que ele seja criado dentro de casa. 

Diferente dos cães, os porquinhos não tem raças muito específicas. Isso porque há uma mistura no cruzamento, fazendo com que nasçam vários tipos de mini pigs. Sendo assim, eles não costumam passar dos 35 quilos. E geralmente medem até 90 centímetros de comprimento. Quando bem cuidados, vivem até 30 anos de idade.

Além disso, o porco de estimação é um pet muito dócil, carinhoso e sociável. Por ter todas essas características, se tornou uma ótima opção como companheiro. Também pode facilmente aprender comandos como sentar, deitar e ter um local adequado para fazer suas necessidades. Atende ainda ao seu nome sempre que é chamado.

O que devo saber ao ter um porquinho

Mini pig: quais são os cuidados com esse pet?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mini pig, vamos falar sobre os seus cuidados. Afinal, eles tem particularidades muito diferentes de cão e gato, por exemplo. Por isso, separamos a seguir algumas dicas para você que está pensando em adotar um porquinho. Continue lendo com a gente!

Alimentação

Assim como qualquer outro animal, o mini pig também precisa ter uma alimentação própria e adequada. Para isso, há as rações especiais para esses animais de estimação. Mas, como no Brasil é mais difícil de ser encontrada, é recomendável dar-lhe legumes, frutas e verduras. Também não se esqueça de oferecer sempre água limpa e fresca.

Saúde

O mini pig também necessita ser vacinado e vermifugado ao ser adotado. Sendo assim, a sua principal vacina a ser tomada é contra a leptospirose. E sua vermifugação deve estar sempre atualizada. Além disso, o ideal é que o seu amiguinho se exercite e brinque para prevenir doenças como por exemplo a obesidade.

Higiene do mini pig

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os porquinhos não exalam nenhum tipo de mau odor. Afinal, eles não contam com glândulas sudoríparas que produzem o suor. Por esse motivo não é recomendável que ele tome banho uma vez por semana. Ao invés disso, a higienização deve ser feita a cada 15 dias. 

Isso pode ser feito com o auxílio de shampoos neutros ou infantis, de acordo com a sua preferência. Além disso, lembre-se de manter a pele do mini pig sempre hidratada com óleos vegetais ou de coco, por exemplo. Dessa forma ele não terá problemas com o ressecamento ou com feridas.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, basta acompanhar as nossas postagens feitas aqui no blog.