Os peixes de estimação têm sido cada vez mais requisitados por pessoas que querem ter pets. Isso porque eles possuem uma rotina independente, não sendo preciso passeios diários ou cuidados no pet shop, como banho e tosa. Além disso, necessitam de um espaço relativamente pequeno para que se desenvolvam e vivam bem.
Para quem não dispõe de muito tempo em casa, ter peixes de estimação pode ser a escolha ideal. Apesar de não ser possível receber ou dar carícias, eles são pets muito interessantes e benéficos à saúde. Nesse post, iremos falar sobre quais as vantagens de ter peixes de estimação e quais as suas principais espécies.
Por que ter peixes de estimação?
Segundo pesquisas da Universidade de Plymouth, observar peixes de estimação em um aquário traz inúmeros benefícios. Entre eles, destacam-se a redução notável da pressão arterial e da frequência cardíaca dos que participaram na pesquisa. Assim, são tidos como terapêuticos.
Essa característica faz com que muitas famílias decidam adotar peixes de estimação, visando acalmar crianças mais agitadas. Reduzem também os níveis de estresse e ansiedade, no caso de adultos. Sendo assim, são o quarto pet mais comum em residências brasileiras, conforme o Instituto Pet Brasil em 2019, com dados levantados pelo IBGE.
Uma das principais vantagens em adotar peixes de estimação é a praticidade com os cuidados requeridos. Com poucos minutos no dia, é possível garantir o seu bem-estar e saúde. Ainda, ter um aquário em casa traz um aspecto único para qualquer ambiente. Tanto para fins de beleza, como para alívio da tensão. Por este motivo inclusive consultórios optam por ter peixes em sua sala de espera.
Espécies de peixes de estimação
Os peixes de estimação podem ser encontrados em diferentes espécies, variando em cores e tamanhos. A seguir, o blog da Cevek separou algumas das principais espécies de estimação em aquários. Confira:
Peixe dourado
É um dos peixes de estimação mais comuns para aquários. Ele se adapta facilmente junto à outras espécies e em temperatura ambiente (entre 18 e 25º C). Podem viver até 20 anos, de acordo com os cuidados de seus tutores. Também necessita de bastante espaço para viver. Por isso, orienta-se a utilizar um aquário de até 20 litros.
Peixe tetra
Por ser muito pequeno, tem o hábito de viver em cardumes. Por este motivo, se você for adotá-lo, considere pelo menos cinco da mesma espécie. Assim, poderá se sentir mais à vontade. É muito famoso principalmente por sua cauda vermelha, que se destaca dos demais. Ainda, vive de forma tranquila em temperatura ambiente.
Betta
O betta é um dos peixes de estimação mais estimados. Faz parte das espécies mais coloridas, com cauda e barbatanas que chamam a atenção. Junto com peixes da mesma espécie, pode ser muito agressivo. No entanto, as fêmeas vivem bem quando juntas de outros peixes. Geralmente, suas cores mais comuns são vermelho e azul.
Peixe palhaço
É um dos peixes de estimação marinhos mais populares. É extremamente charmoso e atrai as crianças, por ser da mesma espécie do filme “Procurando o Nemo”. Se adapta bem à qualquer outra espécie de peixes e gosta de estar perto de anêmonas. Por fim, sua dieta se baseia em zooplânctons e algumas porções de algas marinhas.
Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, basta acompanhar nossas postagens aqui no blog da Cevek!