Cuidar de um porquinho da índia pode parecer aparentemente fácil, porém muitas pessoas desconhecem os custos e as particularidades de se ter um bichinho desses. Apesar de serem originários da América do Sul, eles recebem cuidados de especialistas em animais silvestres.
Se você acabou de adotar um porquinho da índia, é possível que você tenha dúvidas quanto à sua alimentação, higiene, custos e a dedicação de seu tempo para o novo pet. Nesse post, iremos falar de alguns dos cuidados e dicas para que seu amiguinho tenha uma vida saudável e feliz.
Onde criar meu porquinho da índia
Se você reside em um apartamento e quer adotar um bichinho que não faça muito barulho e não incomode os vizinhos, o porquinho da índia pode ser uma ótima opção. Apesar de ter alguns hábitos noturnos, eles não emitem sons agudos e não incomodam o descanso de seus donos.
Caso você more em uma casa e possua um quintal, jardim ou até mesmo uma garagem, é recomendável que o porquinho da índia seja solto para poder se movimentar com mais espaço. No apartamento, separe algumas horas do seu dia para também poder deixá-lo solto.
Ainda, vale ressaltar que o porquinho da índia é um mamífero gregário, que vive em sociedade com outros animais da mesma espécie em forma de colônias. Por isso, são muito sociáveis e precisam de companhia. Então o ideal é ter ao menos dois porquinhos da índia, para que um possa ser companheiro do outro.
Como cuidar da gaiola
Segundo a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals, organização que promove o bem-estar dos animais, o porquinho da índia deve ter um espaço adequado, com no mínimo 120 cm de comprimento por 160 cm de largura por indivíduo. À medida em que se tem mais porquinhos, a gaiola deverá ser maior.
Dentro da gaiola, ele deve ter uma casinha para dormir, aparas de madeira no chão, um recipiente com comida e um bebedouro. A temperatura da gaiola deve estar em um local que oscile entre 18º e 24º C e, de preferência, esteja dentro de casa. Sua água deve ser renovada uma vez ao dia e a gaiola limpa uma vez por semana.
Alimentação do porquinho da índia
O porquinho da índia é um roedor totalmente herbívoro, então sua alimentação deve ser baseada em frutas, verduras e ração especial para essa espécie. Também é importante que ele tenha sempre à disposição uma forragem de feno, para que sua ingestão seja realizada adequadamente.
A respeito das frutas e verduras, é necessário escolher aquelas que contenham maior quantidade de vitamina C, como alface, escarola, rúcula, pimentão, maçã, banana e laranja. Caso você decida alimentá-lo apenas com a ração, procure aquelas que já tenham a quantidade correta dessa vitamina.
Como é a sua higiene
Apesar de o porquinho da índia ter o hábito de se lamber para se limpar, isso não é o suficiente para administrar sua higiene. Por isso, é importante escová-los com certa frequência, a fim de remover sujeiras e pelos mortos. Para os porquinhos com pêlos mais compridos, também é indicado realizar um banho e tosa.
Também é preciso, ao menos duas vezes ao mês, cortar as unhas de seu porquinho da índia, pois dificilmente ele terá como gastá-las dentro da gaiola. Além disso, o crescimento de seus dentes é constante, sendo válido incluir brinquedos que auxiliem no desgaste dos dentes, não deixando-os tão compridos, para que consigam se alimentar.
Quer receber mais dicas e novidades sobre o mundo pet? Fique por dentro das postagens de nosso blog. Até a próxima!!!