Tartarugas de estimação que você pode ter em casa

As tartarugas de estimação são animais silvestres de grande popularidade entre tutores. Isso porque são muito calmas e dóceis, ideais para quem deseja fugir dos padrões convencionais de pets. Uma prova de seu sucesso é que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 2,2 milhões de répteis de estimação no país.

Atualmente, há três modalidades diferentes de tartarugas que são permitidas ter em casa. Elas são as tartarugas, os jabutis e os cágados. No entanto, muitas pessoas não sabem diferenciar essas três espécies. Por isso, neste post iremos mostrar características de cada uma delas para que você possa optar pela que mais se adequa ao seu ambiente!

Tartarugas de estimação aquáticas

As tartarugas de estimação aquáticas são as mais famosas entre espécies de quelônios. Elas existem em maior quantidade do que os demais e vivem dentro d’água. No entanto, há momentos em que saem para tomar sol e para desovar. Ademais, vivem tanto em água doce como salgada.

Em relação à estrutura de seu corpo, elas possuem um casco arredondado, rígido e alto. Já o seu pescoço não é tão comprido quanto às outras. Por isso, quando vai colocar sua cabeça para dentro do casco, não precisa incliná-la para o lado, como costumam fazer outras espécies. Entre os exemplos autorizados pelo Ibama em tartarugas de estimação estão as tartarugas-da-amazônia, a tracajá e a irapuca.

Cágados

Os cágados, ao contrário das tartarugas de estimação, são animais semi-aquáticos. Isso significa que eles podem viver tanto dentro, como fora da água. No entanto, eles são mais adaptados para viver apenas em água doce. Para diferenciá-los das tartarugas, basta atentar-se ao formato de seu casco, que é mais achatado e ovulado.

Além disso, o formato das patas é diferente. Eles têm dedos com membranas para facilitar os seus movimentos dentro d’água. Ademais, sua alimentação é baseada em peixes e crustáceos, também contando com rações específicas. Entre as espécies de cágados mais comuns estão a tigre d’água e o cágado-de-barbicha.

Tartarugas de estimação que você pode ter em casa

Jabutis

Essa espécie é a mais diferente entre as tartarugas de estimação. Isso porque, ao contrário dos que citamos acima, estes vivem somente na terra. Ou seja, não há nenhuma característica hidrodinâmica para que possam viver na água. Ao contrário disso, possuem um casco muito alto e pesado, além de terem patas grandes que lembram a estrutura de elefantes. 

Os jabutis também não são adeptos da proteína animal. Sendo assim, a alimentação deles têm preferência por frutas, verduras e legumes. Quando criados em casa, também podem ser alimentados com ração específica para a espécie, que deve ser orientada por um médico veterinário apropriado.

Como posso adquirir tartarugas de estimação legalmente?

Para que você possa adquirir tartarugas de estimação, cágados ou jabutis é preciso uma autorização. Ela é emitida por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, o Ibama. Por isso, é imprescindível verificar se o estabelecimento que comercializa estes animais silvestres possui as autorizações necessárias. Para saber mais sobre o assunto, confira aqui neste link.

Gostou de tudo o que aprendeu até aqui? Deixe os seus comentários para falar o que achou do conteúdo! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, acompanhe as postagens do nosso blog.