A importância da adoção de animais de estimação

Os animaizinhos de estimação são uma ótima companhia e a alegria de famílias ou pessoas que vivem sozinhas, pois contam com um companheiro para todos os momentos. Porém, muitas delas decidem por comprá-los, fazendo com que a adoção de animais fique em segundo plano. Isso resulta em muitos pets vivendo nas ruas, correndo riscos, sendo foco de doenças, sofrendo maus tratos e sentindo fome.

Muitas pessoas nem imaginam, mas esses animais já tiveram famílias e, após passarem por situações de abandono, também são colocados nas ruas. Nesse post, iremos tratar da importância da adoção de animais, pensando em dar a eles uma segunda chance e a possibilidade de encontrarem uma família que realmente os ame e tenha o cuidado de que eles necessitam.

O cenário de animais abandonados

Segundo a Sociedade Mineira Protetora dos Animais (SMPA), hoje no Brasil existem cerca de 300 milhões de pets, em sua maioria cães e gatos, abandonados nas ruas. Com esse cenário, surgem muitas ONGs voluntárias que se propõem a resgatar aqueles não beneficiados com a adoção de animais. Porém, com a falta de recursos e cuidados diante da quantidade de animais, muitos deles acabam falecendo de causas naturais, ou são eutanasiados.

Doenças, fome e a falta de assistência veterinária completa faz com que eles adoeçam rapidamente e seja impossível salvá-los. Por mais que existam esforços, as ONGs não conseguem suprir toda a demanda de animais e, com isso, muitos bichinhos carecem com a falta de cuidados com relação à higiene e à saúde de forma geral.

Vale ressaltar que oito a cada dez animais já tiveram um lar anteriormente, de acordo com dados da SMPA. Eles são colocados nas ruas por muitas causas, sendo fuga e abandono as mais comuns. Além disso, as famílias também desistem da adoção de animais devido a problemas de comportamento, de sujeira ou bagunça, por serem barulhentos, exigirem muita atenção e até mesmo porque algum membro da família não simpatiza com o animal.

A importância da adoção de animais de estimação

Por que fazer a adoção de animais de estimação?

Diante de todos esses problemas, a importância da adoção de animais ganha ainda mais força. Ter essa atitude não é somente adotar um novo pet, mas também significa salvar uma vida e conquistar uma amizade que durará o resto de sua vida. Então, confira a seguir algum dos motivos para optar pela adoção ao invés da compra de animaizinhos.

Em primeiro lugar, sabemos que adotar um novo pet é sempre se colocar diante de algo imprevisível. Nunca é possível saber como ele será, e essa é a melhor parte para quem gosta de experiências novas. Geralmente, cachorros ou gatos que já moraram nas ruas se mostram muito dóceis, amáveis e até mesmo carentes por atenção. Ganhando sua confiança, você terá um amigo verdadeiramente fiel.

Além disso, a adoção de animais é sinônimo de salvar uma vida. Fazendo isso, você o estará libertando de um canil muito apertado, ou de uma vida extremamente difícil nos centros urbanos. Dar um lar a quem precisa é estar fazendo um bem duplo: a você e ao seu mais novo amiguinho. Sua adaptação com certeza será muito amistosa, sabendo que agora estará a salvo e com um dono que dará todo o carinho e cuidado de que precisa.

Por fim, a adoção de animais lhe dará um pet único e em lugar nenhum você poderá encontrar um igual. Por isso, cuide dele e ame-o incondicionalmente, pois ele com certeza irá devolver todo esse afeto. 

Para ler mais artigos nossos, continue acompanhando nossas postagens no blog da Cevek!