As brincadeiras com pets em casa se tornaram a única forma de entretê-los durante a nova pandemia de coronavírus (Sars-Cov-2). A reclusão dos animais de estimação devido à essa nova realidade faz com que muitos deles se tornem ansiosos, ou mesmo desenvolvam doenças como a depressão.
Por este motivo, muitos tutores têm procurado por alternativas para que possam distrair seus amiguinhos. Sendo assim, as brincadeiras com pets em casa são a melhor solução. Nesse post, iremos dar algumas dicas para que você possa adaptar à essa nova rotina.
Como promover as brincadeiras com pets em casa
Os pets precisam praticar exercícios físicos para que possam manter a boa forma. Por isso, as brincadeiras com pets em casa devem estimulá-los a perder energia. Por isso, é importante ter uma variação de ideias, que unam dias frios e quentes, para que ele possa se divertir.
Uma excelente opção para isso são os brinquedos que soltam petiscos. Essa forma de brincadeira é excelente para tirar o seu amiguinho do tédio. Eles podem ser recheados com petiscos a ajuda de garrafas pet. Basta fazer dois furos no fundo com tamanho para eles passarem, estimulando o pet a balançá-la para que a comida caia. Brincar de “caça ração” também é uma forma criativa de fazer com que ele se esforce para que possa se alimentar.
As brincadeiras com pets em casa incluem ainda o “jogar e pegar”. Essas são perfeitas para casas ou apartamentos com corredores compridos, ou em quintais. Assim, é possível atirar bolinhas e outros objetos de que seu amiguinho goste. O momento de quarentena também é ideal para treinar técnicas de adestramento, deixando-o com a mente ocupada.
Posso fazer passeios com meu animal de estimação?
De acordo com a Confederação Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMVRJ), os passeios com pets devem ser feitos rapidamente, em perímetros curtos. Eles são mais indicados para aqueles que já estão acostumados a fazer suas necessidades fisiológicas na rua, a fim de não atrapalhar a sua rotina.
O órgão também orienta para que não haja qualquer contato com outros animais de estimação ou com aglomerados de pessoas. Sendo assim, dê preferência para ruas próximas de sua casa e em horários mais tranquilos, com a certeza de que haverá poucas ou nenhuma pessoa circulando.
Preocupações com a depressão em pets
A depressão em pets é uma das preocupações mais recorrentes de tutores durante esta quarentena. No entanto, eles têm respostas diferentes para a reclusão e o isolamento. No caso dos cães, não se deve deixar de cumprir com sua rotina, como levá-lo à rua para suas necessidades fisiológicas, por exemplo.
Mais do que isso, é importante oferecer atenção e buscar promover brincadeiras com pets em casa que sejam atrativas. Já os gatinhos são pets que gostam naturalmente de passeios noturnos, sendo que muitos deles saem à rua de forma autônoma. No caso deles, o isolamento pode ser fatal para a saúde.
Por isso, deixe que os gatinhos circulem em casa sempre que possível. Seja no quintal ou deixando as janelas abertas, é uma boa forma de fazer com que se exercitem e se sintam um pouco mais livres. Fique atento aos sinais que eles podem transpassar sobre a depressão. Sendo assim, sempre fique próximo e tente brincar quando possível.
Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, basta acompanhar as postagens feitas aqui no blog da Cevek!