microchip para cães e gatos

A castração de cães e gatos é um procedimento cirúrgico essencial para a saúde e o bem-estar dos pets. Ela tem sido responsável por diminuir consideravelmente o número de animais abandonados nas ruas. Além disso, também contribui para a prevenção de doenças como o câncer de mama, próstata e infecções uterinas.

Decidir por castrar seu bichinho pode ajudá-lo em seu comportamento emocional. Com a idade, alguns pets tendem a adquirir uma postura agressiva. Com o procedimento, eles podem se tornar mais calmos e pacientes com seus donos. Nesse post, iremos falar sobre como funciona a castração para cães e gatos e quais são os seus benefícios.

Como funciona a castração de cães e gatos?

Antes que seja feita a castração, é necessário que o pet passe por um exame clínico, com uma análise geral de seu estado de saúde. Com isso, é possível saber se ele está apto ou não para passar por um procedimento cirúrgico. Animais debilitados, enfermos ou abaixo do peso não devem ser submetidos à uma cirurgia como esta.

No caso das fêmeas, a castração de cães e gatos tem um valor ainda maior. Isso porque são as mais suscetíveis a contrair doenças como o câncer de mama e a piometra, que podem levá-las à morte. A retirada do útero e das tubas uterinas faz uma prevenção eficaz, além de não permitir que elas entrem no cio e não tenham mais filhotes.

Para ser castrado, o pet deve estar sob o efeito de uma anestesia geral. Hoje, existem diferentes técnicas para esse procedimento, que são escolhidas de acordo com a avaliação do médico-veterinário responsável. Em todos eles são utilizados métodos não-invasivos, com pequenas incisões quase imperceptíveis.

Os benefícios da castração de cães e gatos

Cuidados após o procedimento cirúrgico

Depois da castração de cães e gatos, é provável que seu pet se comporte normalmente. Isso porque os animais se recuperam muito mais rápido do que os humanos de procedimentos médicos como uma cirurgia. Justamente este motivo, é necessário ter um cuidado redobrado em seu período de recuperação.

Apesar de seu pet aparentar estar bem, você não deve esquecer que ele ainda está com pontos. Mesmo que não sejam visíveis externamente, eles ainda podem romper. Assim, é recomendado evitar que ele pule ou faça brincadeiras que podem prejudicá-lo nos três primeiros dias após a cirurgia. Caminhadas e passeios são permitidos, porém com moderação.

Por que fazer a castração de cães e gatos?

Muitos tutores têm dúvidas ou receio quando o assunto é a castração de cães e gatos. Contudo, além de trazer muitos benefícios para a sua rotina, este procedimento também promete prolongar a vida saudável de seu amiguinho. A seguir, iremos falar sobre algumas das principais vantagens de decidir pela castração.

Castrar os gatinhos pode torná-los mais calmos e caseiros. Alguns donos sofrem pelo envolvimento de seus pets em brigas, que fazem com que eles fiquem feridos constantemente. Também é um meio de prevenção para a marcação de território, já que machos que são castrados cedo tendem a não levantar a pata para urinar.

Assim como os gatos, os cães também deixam de urinar para marcar território em todos os lugares da casa. A castração de cães e gatos também previne a gestação indesejada de fêmeas, ou a fuga constante dos machos para ir atrás do acasalamento. Por fim, também elimina as chances de gravidez psicológica, que pode causar muitas complicações para a vida da cadela. 

Para que você continue recebendo dicas e novidades sobre o mundo dos pets, fique por dentro das postagens de nosso blog