Cinomose em cães e tudo o que você precisa saber

A cinomose em cães é uma doença tida como altamente contagiosa. Isso porque ela é causada por um vírus que deixa sequelas graves, podendo levar até mesmo à morte. Geralmente ela acomete cachorrinhos filhotes, que por algum motivo deixaram de tomar as vacinas múltiplas (V8, V10 e V11).

Apesar disso, seus sintomas iniciais são leves e comuns a qualquer outra doença menos letal. Por essa razão, identificá-la pode ser um pouco mais difícil para os tutores. No post de hoje, iremos falar tudo sobre a cinomose em cães: o que ela é, seus principais sinais e como você pode tratá-la.

O que é a cinomose em cães?

Como dissemos anteriormente, a cinomose em cães é uma doença contagiosa e também multissistêmica. Ou seja, afeta todos os sistemas do corpo. Assim, é causada por um vírus da família Paramyxovirus e pode matar rapidamente. Além disso, deixa sequelas graves para os pets que a contraem.

A doença costuma infectar principalmente os canídeos. Isso inclui, para além dos cachorrinhos, as raposas e os lobos. No entanto, as chances de desenvolvê-la são muito maiores quando filhotes (de três a seis meses de idade). Porém, alguns podem ter tido contato com ela e nunca sequer ter manifestado sintomas.

O contágio da cinomose em cães pode acontecer de diversas maneiras. Isso porque se dá tanto com contato direto como indireto. Assim, o fato de compartilhar brinquedos, comedouros e bebedouros é o suficiente para transmiti-la. E permanecer em ambientes fechados já é um risco.

Principais sintomas desta doença

No começo, os sintomas da cinomose em cães são bem comuns aos de outras doenças. Mas, de maneira geral, atinge os sistemas nervoso, respiratório e gastrointestinal. Por acometer tantas partes do corpo, ela passa por quatro fases diferentes. São elas a cutânea, digestiva, respiratória e nervosa.

Na fase cutânea, costumam aparecer espinhas de pus na região do abdômen do pet. Também pode ocorrer do focinho e as almofadas das patas ficarem com aparência um pouco grosseira. Já no sistema digestivo os sintomas comuns são diarreia com sangue, febre e fraqueza. 

No sistema nervoso os sintomas podem ser bem variados. Mas geralmente ocorrem tremores, falta de coordenação motora, perda de movimentos, convulsões, choros e gritos. Por fim, na fase respiratória o cãozinho pode apresentar secreção nasal, tosse e olhos remelados.

Cinomose em cães e tudo o que você precisa saber

Quais os tratamentos da cinomose em cães?

Ao contrário de outras doenças, não há um remédio específico para a cinomose cães. Sendo assim, o importante para que seu pet se cure rapidamente é tratar os seus sintomas. Com um tratamento de suporte, ele poderá ter forças para combater a cinomose e ter baixa chance de sequelas.

No entanto, a taxa de sobrevivência para a cinomose canina é de apenas 15%. Por essa razão é tão importante identificá-la o quanto antes e levar o seu amiguinho ao médico veterinário prontamente. Assim, ele poderá indicar a melhor forma de tratá-lo, levando em consideração o estágio da doença.

Ao constatar que seu cachorrinho contraiu a cinomose, lembre-se de não deixá-lo em contato com outros pets. Afinal, como dissemos, ela é altamente contagiosa. E para preveni-la, não deixe de vaciná-lo desde filhote. Assim, poderá evitar de que ele contraia também outros tipos de doenças contagiosas.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, basta acompanhar as nossas postagens aqui no blog.