calculo-dentario-em-caes

Assim como nós, humanos, os pets também necessitam de cuidados na higiene bucal para prevenir doenças, como o cálculo dentário em cães.
Nesse post, iremos falar um pouco mais sobre esse tipo de problema. Como ele é causado? Como prevenir para deixar a saúde de seu pet em perfeito estado?

O cálculo dentário em cães, também conhecido como tártaro, é formado pela calcificação da placa dentária e também pelo acúmulo de restos de comida no dente que não são removidos de forma correta. Com isso, os dentes ficam afetados pela coloração marrom ou amarela, além de mau hálito.

Muitos tutores não se preocupam com o cálculo dental em seus pets. Isso pode dar tempo suficiente para esse problema se agravar ainda mais e causar muito mais complicações para o seu animalzinho, como doenças renais e hepáticas.  

calculo-dentario-em-caes

O acúmulo de cálculo dentário pode acarretar na migração dessas bactérias via sistema digestivo e ela se espalha, podendo causar problemas cardíacos, como a endocardiose. Além disso, com o avanço da placa bacteriana, pode haver contato com os vasos sanguíneos.

Como prevenir o cálculo dentário em cães

A principal e mais fácil maneira de evitar o cálculo dentário em seu animalzinho é escovando os dentes dele. Realizando isso diariamente, desde filhote, você já cria o costume em seu pet para que ele não fique arisco com essa rotina. Caso a escovação diária não seja possível, tente, pelo menos, realizar esse procedimento três vezes por semana.

Para a escovação, é necessário utilizar escovas e pastas ideais para os cachorros. Não utilize produtos de higiene bucal para humanos em nenhuma circunstância, pois isso pode afetar a saúde dele.

A alimentação de seu pet também deve ser levada em consideração quando o assunto é cálculo dentário em cães. Comidas que nós humanos ingerimos não devem ser compartilhadas com os cachorros. 

Em casos mais graves, o método mais indicado é a limpeza dentária profissional realizada por um veterinário especialista. O procedimento se assemelha bastante à tartarectomia, que é feita em humanos. A diferença é que será necessário sedar o animal para que ele fique com a boca aberta durante todo o procedimento e porque é um procedimento em que será necessário afastar as gengivas, local onde o tártaro se localiza, para a sua remoção completa.

Mesmo escovando os dentes de seu pet diariamente, é importante que seu pet seja levado ao veterinário periodicamente. Isso para que ele possa avaliar com mais precisão a saúde bucal de seu animal.

Para ficar por dentro de mais novidades e dicas sobre o mundo pet, fique atento ao nosso blog. Você encontrará tudo o que há de mais completo para seu cão, gato e até mesmo animais silvestres. Até a próxima!!!