
O verão e as férias estão chegando e, com isso, muitas famílias querem viajar para a praia. E ninguém pode ficar de fora dessa viagem, nem mesmo os animais de estimação, que podem ficar estressados ao ficarem sozinhos. Por isso, cada vez mais pessoas têm optado por levarem seus amiguinhos consigo.
Estar com eles pode tornar a viagem muito mais divertida. Porém, há alguns cuidados para que seu pet possa estar nesse ambiente. Nesse post, iremos falar sobre os riscos que seu cãozinho está exposto ao viajar para cidades litorâneas e quais as recomendações para tornar esse momento mais tranquilo e sem preocupações.
Cuidados antes da viagem
Há alguns cuidados que os donos de pet devem ter mesmo antes de levar seu animal de estimação à praia. Isso inclui verificar o local, a saúde do animal e medidas para que ele esteja sempre seguro e devidamente identificado. Confira as dicas:
Saiba se a praia permite a entrada de animais
Antes de escolher o destino de viagem, é importante saber se o local aceitará a presença de seu amiguinho. Na maior parte das praias, a entrada de animais é proibida e a fiscalização pode fazer com que você precise pagar multas por infringir a lei. Por isso, é preciso planejar os lugares a serem visitados com antecedência e, além disso, saber se o hotel ou casa onde estarão hospedados aceita pets.

Faça uma visita ao veterinário
Independentemente do destino da viagem, é imprescindível que seu cãozinho esteja em dia com seu veterinário. Isso inclui estar com suas vacinas tomadas, assim como a vermifugação e desparasitação. Quando se trata de praia, os cuidados são redobrados devido às doenças escondidas na areia. Por isso, siga adequadamente as recomendações dadas pelo profissional.
Leve a identificação e coleira
Durante as férias, as praias podem ser muito cheias e se torna muito fácil perder seu amiguinho de vista. Assim, para evitar problemas, não deixe de sair de casa sem coleira e plaquinha de identificação atualizada com seu nome e número de telefone. Isso garantirá que você possa encontrar mais facilmente seu pet, caso o perca.
Cuidados durante a viagem
Já na praia, seu cãozinho pode sofrer com o excesso de calor e outros perigos que o ambiente pode apresentar. Problemas como a desidratação, a ingestão de peixes, crustáceos e comidas de banhistas, ou mesmo a água salgada, podem causar reações adversas. Por isso, confira as recomendações para levá-lo a praia:
Leve todos os itens do pet para a praia
Não deixe de levar tudo o que seu pet possa precisar durante o passeio na praia! Vale levar protetor solar, água, petiscos e a sua guia. No calor excessivo do litoral, é muito importante manter seu cãozinho muito bem hidratado e sempre com protetor solar, a fim de evitar doenças. Jamais ofereça comidas vendidas em quiosques, alimente-os com sua ração e petiscos próprios.
Atenção à temperatura no chão e na areia
O sol forte pode esquentar consideravelmente a temperatura do chão e da areia. Como estamos sempre calçados, muitas vezes não nos damos conta do quão quente podem estar. Por isso, ao sair de casa confira com a mão a temperatura para saber se eu cachorrinho poderá andar. Se sentir a necessidade, compre protetores de patas para ele.
Recolha os dejetos de seu amiguinho na praia
Ao final do passeio, lembre-se de sempre recolher as fezes de seu cãozinho, seja da praia ou qualquer outro lugar em que ele estiver. Carregue sempre consigo uma sacolinha e descarte no lixo mais próximo.
Dê banho no fim do dia
Por mais que você tenha todos os cuidados necessários, é impossível evitar que os olhos, ouvidos e patas fiquem repletos de areia. Portanto, depois de um dia inteiro de praia o recomendável é que seu amiguinho tome um banho, a fim de retirar os resquícios de sujeira que fiquem em seu corpo.
Agora que você sabe de todas as dicas, bora curtir a praia com seu amiguinho! Para receber mais novidades do mundo pet, basta continuar nos acompanhando as postagens em nosso blog.