Alguns tipos de plantas que cultivamos em casa parecem ser inofensivas para os seres humanos. Contudo, elas podem ser muito prejudiciais à saúde dos animais de estimação, principalmente gatos e cachorros. Os pets podem acabar entrando em contato com essas plantas tóxicas para animais durante brincadeiras, ou mesmo mordendo-as por curiosidade ou pela sua idade, quando os dentes ainda estão em fase de crescimento.
Não há uma forma de evitar que eles entrem em contato com esses tipos de plantas. Assim, manter esse a vegetação tóxica longe de seus animaizinhos é a forma mais eficaz de evitar problemas. Nesse post, iremos falar quais são as plantas tóxicas para animais mais comuns e que nós não fazemos ideia!
Comigo-ninguém-pode
A comigo-ninguém-pode (Diffenbachia) é facilmente encontrada em vários lares e é sinônimo de proteção. Porém, o que pouca gente sabe é que ela é uma das plantas mais tóxicas para os pets. Todas as suas partes são consideradas nocivas, causando a irritação das mucosas; inchaço nos lábios, língua e palato; cólicas abdominais, náuseas, vômitos e o contato com os olhos pode gerar edema, fotofobia e lacrimejamento.
Antúrio
A flor do antúrio (Anthurium spp) é também é considerada uma das plantas tóxicas para animais. Por contar com o oxalato de cálcio como princípio ativo em maior quantidade em seus pontinhos amarelos, ela pode causar o inchaço da boca, lábios e garganta; a dificuldade para engolir; paralisia da língua; salivação excessiva; vômitos e diarreia.
Azaleia
A azaleia (Rhododendron simsii) é uma planta originária da Ásia, que chama a atenção pela beleza de suas flores. Seu nível de toxicidade varia de moderado à grave, e tem como princípio ativo a andromedotoxina. Quando ingerida, essa substância pode causar sintomas como vômitos, salivação intensa, perda de apetite, convulsões e distúrbios digestivos de até seis horas, que afetam o sistema cardíaco.
Copo-de-leite
A copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) é uma espécie de planta com flores muito famosa e que possui os mesmos princípios ativos da comigo-ninguém-pode. Sua seiva pode provocar uma série de sintomas que vão desde inflamações na garganta e boca; irritação das mucosas; inchaço da boca, língua e palato e também é tida como uma das plantas tóxicas para animais quando em contato com os olhos.
Espada-de-são-jorge
Muitos acreditam que a espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata) traz prosperidade à casa, por isso existe em grande quantidade nos lares. Porém, mesmo que em pouca quantidade, ela também é uma das plantas tóxicas para animais. O contato com ela pode causar dificuldade de movimentação e respiração, salivação excessiva e irritações na pele.
Lírio
As flores do lírio (Lilium sp) são muito conhecidas por sua diversidade de cores e formatos, usadas principalmente como ornamento em jardins. Todas as suas espécies são consideradas plantas tóxicas aos pets, em toda a extensão de suas flores. O contato com elas pode causar irritação oral e ocular, alterações nas funções renais, dificuldade de engolir, alucinações e tornar a pele seca e avermelhada.
Violeta
O cheiro suave da violeta (Viola odorata) pode dar a impressão de que ela é uma planta inofensiva. Porém, seu caule e suas sementes têm princípios ativos extremamente tóxicos. Isso faz dela uma das perigosas plantas tóxicas aos animais. Ingerir essa espécie pode causar gastrite severa, depressão circulatória e respiratória, náuseas e vômitos.
Espirradeira
Muito utilizada como ornamento de jardins, a espirradeira (Nerium oleander) possui todas as suas partes tóxicas. Os sintomas de sua ingestão variam entre vômitos, diarreias, arritmias, paralisia ou mesmo a morte do seu animalzinho. Eles podem ser observados até 24 horas depois de que ele ingeriu as flores.
Dama-da-noite
A dama-da-noite (Cestrum nocturnum) é conhecida por florescer no verão. Ela é considerada uma planta invasiva e suas flores e frutos também são característicos de plantas tóxicas aos animais. Se ingerida, ela pode causar náuseas, vômitos, distúrbios comportamentais e até mesmo alucinações.
Samambaia
A samambaia (Nephrolepis exaltata) é uma planta extremamente volumosa, que costuma ficar na sombra e gosta de umidade. Mas é importante lembrar que todas as suas plantas são tóxicas aos bichinhos. Ela pode prejudicar a produção de glóbulos vermelhos, podendo causar febre, hemorragia na pele (suor com sangue), diarreia com sangue e consequente diminuição do número de plaquetas. Se a perda for muito grande, seu pet poderá chegar à morte.
O que fazer se meu pet for intoxicado?
Se o seu animalzinho apresentar algum dos sintomas citados acima por plantas tóxicas, é necessário que ele seja encaminhado imediatamente ao médico veterinário. Também é preciso informar a ele a planta que foi ingerida, assim se torna mais fácil iniciar o tratamento correto e controlar os sintomas de forma eficaz. Se os sintomas não forem tratados rapidamente, a toxina pode evoluir rapidamente e levar seu amiguinho à óbito.
Para saber mais sobre dicas e novidades para seu animalzinho de estimação, continue acompanhando os posts de nosso blog!