Dicas de adestramento de cães

Conheça algumas das melhores dicas de adestramento de cães e aprenda a deixar seu animal mais comportado

Os cachorros estão entre os animais mais leais aos seus donos, tidos como nossos melhores amigos. Contudo, como em qualquer amizade verdadeira, é preciso criar uma relação ótima para todas as partes. Logo, torna-se extremamente importante conhecer algumas dicas de adestramento de cães, de modo a criar uma relação ainda mais divertida e saudável para todos

Por isso, pensando em ajudá-los, listamos algumas das dicas mais práticas e rápidas de adestramento de cachorro. Entretanto, antes de mais nada, vamos tentar entender quando se faz necessário adestrar o pet. 

Quando devo adestrar meu cachorro?

O adestramento de cães é essencial para que o animal de estimação tenha um comportamento adequado em situações que, sem o devido treino, podem gerar desconforto não apenas para o tutor, como principalmente para o pet. 

O ideal é que o adestramento seja feito com o cão ainda filhote, sobretudo nos primeiros meses. 

Quando adestrado ainda filhote, o animal de estimação leva para vida toda tudo o que foi ensinado, desde truques até determinados comportamentos. Além disso, o processo de aprendizado é mais rápido, uma vez que o pet ainda está em formação comportamental. 

Claro, é possível ensinar e adestrar o cão quando já está na fase adulta, mas saiba que o processo é um pouco mais gradativo

1) Evitar que o cão pule em visitas

Um dos comportamentos mais inadequados que o cão pode ter é pular com frequência e intensidade nas pessoas, sobretudo as visitas. 

Na maioria dos casos, o pulo está relacionado à alegria e euforia do cão, algo positivo, mas que infelizmente pode ser bem desconfortável, devido as unhas do animal, patas sujas, peso elevado, entre outros fatores. 

Por esse motivo, como dissemos, se possível ensine o cão desde pequeno que é errado pular nas pessoas. 

Entre as melhores dicas de adestramento para cães que pulam muito nas visitas, podemos destacar o comando “senta”. 

Dicas de adestramento de cães

Ensinar o animal a sentar está longe de ser um truque puro e simples. Na verdade, esse comando ajuda a adestrar o cão em diversas ocasiões, como os pulos em visitas.

Para ensinar seu cão a sentar,  basta ter consigo petiscos. Toda vez que o animal sentar, recompense-o com a comida. Dessa forma ele entenderá que toda vez que sentar terá algo que gosta. 

Com o cão já treinado, ao receber visitas em casa, segure o petisco na mão e peça para que o animal sente. Dê pedaços do petisco e faça carinho como recompensa.

Essa é uma dica mais gradativa, que demanda tempo. Mas, para quem deseja algo mais pontual e rápido, recomenda-se ignorar o cão quando ele pula nas visitas, tirando-o das pessoas, sem fazer carinho ou falar com ele. 

Dessa forma o animal irá entender que seus pulos não levam a nada

Existe ainda a possibilidade de borrifar água no rosto do cão (jamais no focinho e ouvidos), bem como dar um leve e firme puxão na coleira do animal. Ambas essas formas de adestramento são mais radicais, recomendada para casos mais difíceis. Prefira o adestramento gradativo, à base da paciência. 

2) Encoxar ou fazer cavalinho nas pessoas

Sem dúvidas este é um dos comportamentos mais desagradáveis e constrangedores que os cachorros podem apresentar. A melhor forma de adestrá-los em situações como essa é através de uma correção firme, com broncas. 

Importante ressaltar que quem deve dar a bronca é uma pessoa que não esteja envolvida com a situação. A pessoa que o cachorro está fazendo cavalinho não pode recriminar o animal, já que pode torná-lo agressivo. 

Se preciso for, use o borrifador com água também. 

Importante: esse comportamento é comum em filhotes e animais que não foram castrados. Procure uma clínica veterinária para castrar o animal e dê mais qualidade de vida ao pet!

3) Fazer xixi e cocô no lugar certo

Essa é, sem dúvida, uma das dicas de adestramento de cães mais importantes. Para fazer com que o animal faça suas necessidades no lugar determinado, crie uma rotina para o animal. 

Os cachorros têm a tendência de ir ao banheiro após refeições, ao acordar e depois de brincar. Se possível, após essas atividades, guie o animal até o local determinado e espere que faça suas necessidades

Esse processo pode ser demorado, mas é muito importante. 

Para ler mais sobre como ajudar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo, confira nosso artigo desenvolvido somente para ajudá-lo nessa missão! 

4) Latir menos

Se deseja fazer com que o animal lata menos, experimente gastar a energia do cão, uma vez que os latidos são oriundos do excesso de energia e disposição. 

Passear mais, dar brinquedos e se divertir com o cão pode ser o suficiente para fazer o animalzinho latir menos. 

Agora que conhece algumas das principais dicas de adestramento de cães, com certeza fica mais fácil ter uma relação mais divertida e saudável com seu pet

Para ler mais artigos como este, acompanhe o Blog da Cevek. Até a próxima!