Quando adotamos um cachorrinho, é comum que não saibamos exatamente como educá-lo e ensiná-lo. Essa tarefa exige muita persistência, paciência e carinho, além de respeito ao tempo e ao espaço do seu pet. Mesmo assim, muitas pessoas sentem dificuldade de saber por onde começar e quais os erros mais comuns ao adestrar cães que não devemos seguir.
Esse desconhecimento pode, por vezes, nos levar a cometer alguns erros no adestramento do cãozinho. Caso eles não sejam reparados de prontidão, terão como resultado problemas que dificilmente serão eliminados durante a vida adulta. Nesse post, iremos falar sobre quais os erros mais comuns ao adestrar cães, mostrando quais as melhores atitudes que você pode ter com seu amiguinho.
O que não devo fazer?
A seguir, listamos quais os erros mais comuns ao adestrar cães que muitos tutores cometem, sem ao menos perceber. Afinal, quem nunca teve pets antes pode ainda não conhecer todas as estratégias corretas para o adestramento. Para evitar causar problemas ao seu amiguinho, confira a seguir o que não se deve fazer:
Dar broncas a todo momento
Bater, brigar e gritar com o seu cãozinho não fará com que ele aprenda mais rápido. Obrigá-lo a entender comandos com base na força também afastará você do objetivo principal, que é o de educá-lo. Ao contrário, essas atitudes apenas farão com que ele alimente medo de você. Por isso, tenha paciência, amor e tolerância com o seu tempo de aprendizagem. Só assim será possível ter resultados positivos.
Puni-lo quando ele erra
A punição de pets é um principais equívocos quando falamos de quais os erros mais comuns ao adestrar cães. Essa ação trará sérios problemas psicológicos e emocionais ao seu amiguinho. Por este motivo, não deve ser usada de forma alguma durante o adestramento. A alternativa para esta atitude é usar do reforço positivo. Isto é, educar com amor e recompensar os feitos corretos do cão com recompensas.
Não dar ordens claras
Os pets não são capazes de entender frases muito longas. Sendo assim, não é possível fazer com que ele entenda comandos a partir de uma conversa. O mais indicado neste caso é adestrá-los por meio de frases simples e curtas, com orientações claras. Dessa forma, eles entenderão melhor com palavras de apenas uma sílaba.
Recompensá-lo na hora errada
Alguns tutores não sabem quando é o momento de recompensar seu cãozinho. Por isso, esse está entre quais os erros mais comuns ao adestrar cães. Por conta desta ação, alguns pets não conseguem relacionar um feito positivo à uma recompensa. Sendo assim, não ofereça petiscos apenas para mimá-lo, por exemplo. Ofereça-os quando ele mostrar ações que façam com que ele mereça.
Demorar para começar a educá-lo
Quando o novo pet chega à casa, é comum que os tutores o deixem fazer tudo o que quiser, principalmente quando se trata de filhotes. Porém, os filhotes aprendem muito rápido, tanto as coisas boas como as erradas. Por isso, não é correto esperar para começar o adestramento. O ideal é iniciá-lo entre os 45 e 60 dias de vida, pois a partir desta idade ele já é considerado apto para interpretar comandos.
Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, basta acompanhar as postagens que fazemos aqui no blog da Cevek!