Como saber se o animal está doente?

Conheça alguns dos sinais mais comuns de como saber se o animal está doente

Quando o animal de estimação fica doente, sem dúvida estamos diante de uma situação bastante delicada, que requer extrema atenção. Contudo, muitas pessoas ainda têm dificuldades de identificar eventuais problemas. Logo, uma pergunta vem à tona: como saber se o animal está doente?

Fique tranquilo, pois através desse artigo conversaremos mais sobre alguns dos sinais que os animais podem apresentar quando estão doentes ou quando não se sentem bem. Confira.

1) Mudanças no comportamento

Quando um animal fica doente, uma das primeiras alterações que o tutor irá perceber tem relação com o comportamento dos bichinhos. 

Os animais em sua essência, diante de problemas de saúde, tendem a mudar seu comportamento, desde mudanças sutis até drásticas. 

Caso o dono perceba que o animal está mais agressivo (principalmente os que não apresentam essa agressividade no dia a dia), pode significar que o bichinho está doente. 

Como saber se o animal está doente?

Isso acontece principalmente porque os animais, quando acuados e doentes, tendem a se isolar. No momento em que invadimos o espaço do animal ele pode, em alguns casos, ser agressivo. 

Além da agressividade, animais mais quietos que o usual, que dormem bastante e apresentam apatia, também estão entre alguns dos sinais para saber se o animal está doente. 

Essa apatia pode representar diferentes tipos de problemas, desde anemia, dores nas juntas, fraqueza (alimentação inadequada), até mesmo problemas mais graves, como artrite e doenças cardiovasculares. 

2) Vômitos e diarreia

Os animais quando estão doentes muito provavelmente vão apresentar alterações físicas. Entre as mais comuns, estão o vômito e a diarréia. 

Assim como os humanos, os animais evacuam de forma diferente quando possuem determinados problemas. Naturalmente, quando o vômito ou a diarreia é esporádica, não há porque entrar em pânico, uma vez que pode ser algo pontual, devido uma comida que fez mal, por exemplo. 

Contudo, atente-se quando ambos aparecem com certa frequência. É sinal de que chegou a hora de levar o animal em uma clínica veterinária.

3) Perda de apetite ou muita sede

O animal, sobretudo com cães e gatos, quando está com algum tipo de problema, deixa de se alimentar corretamente. 

como saber se o animal está doente

Isso acontece devido a vários tipos de doenças. Somente um consulta com um especialista é capaz de precisar exatamente o que está acontecendo. 

O mesmo vale para o excesso de sede. Quando o animal toma muita água, mesmo sem fazer exercícios ou em dias quentes, é sinal que o organismo está compensando a falta de algo com o líquido. 

Por isso, lembre-se: se o seu animal parar de comer ou beber muita água, leve-o a um veterinário.

4) Lamber patas em excesso

Lamber as patas é algo natural e comum em inúmeros animais. Contudo, se perceber que o bichinho de estimação está lambendo em excesso, fique atento. 

Muitos animais lambem as patas frequentemente quando estão com algum tipo de problema, como alergia a algo, fungos, entre outras situações que causam dano a pele do pet.

5) Convulsões, desmaios ou tremores

Alguns sinais são, evidentemente, mais claros que outros. Por isso, se o seu animal eventualmente convulsionar, desmaiar, tremer, chorar ao encostar em determinadas regiões e encostar a cabeça na parede, não tenha dúvidas, leve o bichinho o quanto antes à clínica.

Agora que conhece todas a essas dicas, ficou mais fácil como saber se o animal está doente.

Para ler mais conteúdo como esse, visite nosso blog e fique por dentro das novidades. Deixe seu comentário no campo abaixo, ele é muito importante. 

Até a próxima!