A caixa de areia para gatos é o local onde os felinos fazem as suas necessidades. Organizados como são, eles tem um ambiente voltado para manter a higiene. Assim, costumam dispensar ali mesmo seu cocô e xixi, enterrando-os em baixo da terra. Com isso evitam também de sujar os seus pés.
No entanto, alguns tutores tem dificuldades em usar essa caixinha. E isso ocorre principalmente quando há mais de um felino na casa. Mas não se preocupe! No post de hoje, nós vamos mostrar a você a forma correta de usar a caixa de areia para gatos. Continue lendo com a gente!
A importância da caixa de areia para gatos
A verdade é que usar a caixa de areia para gatos é um verdadeiro ritual para eles! Assim, há todo um processo para que eles deixem as suas necessidades ali. A escolha do melhor lugar e esconder seus dejetos são a parte principal. Mas você sabe qual o motivo disso tudo?
Os felinos historicamente cavam a terra para esconder as suas necessidades. Afinal, por terem um cheiro forte, elas podem atrair predadores e afugentar presas. Por esse motivo ter um local adequado é tão importante. E essa já é uma prática de antepassados selvagens. Assim, se o seu gatinho não busca a sua caixa, algo está errado!
Como posso utilizá-la corretamente?
Antes de comprar uma caixa de areia para gatos é muito importante ter atenção a alguns detalhes. Isso porque ela tem particularidades que devem ser seguidas. Sendo assim, o blog da Cevek separo as principais dicas para que você, tutor, possa usá-la corretamente. Confira a seguir:
Tamanho da caixa de areia para gatos
A primeira coisa a ser levada em conta na escolha da caixa de areia para gatos é o seu tamanho. Afinal, comprar um tamanho inadequado pode até afugentar seu pet de ir ao local. Sendo assim, o ideal é optar por uma caixa na qual o gatinho fique inteiramente dentro dela e consiga dar uma volta completa. E lembre-se: ele irá crescer! Então compre-a pensando em um gato adulto.
O melhor lugar para colocá-la
O lugar onde a caixa de areia irá ficar é um fator determinante para o felino usá-la. Sabendo disso, dê preferência para lugares reservados e silenciosos. Pois, assim como nós, os gatos também buscam por privacidade. Mas tenha atenção: jamais coloque a caixa nos mesmos lugares onde ficam a água e a comida!
Quantas caixas de areia devo ter?
Essa talvez seja a dúvida mais comum de tutores. Isso dependerá do número de gatos na residência. Mas a principal dica é: tenha sempre uma caixa para cada pet e uma extra. Ou seja, se houver dois gatinhos em sua casa, tenha três caixas de areia.
Agora que você já sabe as principais dicas sobre a caixa de areia para gatos, já está pronto para escolher a do seu pet! Vale lembrar ainda que gatos não gostam muito das caixas com tampa. Isso porque elas não tem um bom controle de odor.
Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, basta acompanhar as nossas postagens aqui no blog.