Doença renal crônica em cães e gatos

Quem tem pet sabe como é difícil identificar problemas de saúde específicos, dentre essas complicações a doença renal ou insuficiência renal crônica é recorrente e muito temida pelos donos de pet. 

Você sabe quais são as causas e como prevenir essa enfermidade? Nesse texto vamos explicar como a doença renal age no organismo do bichinho e o que você pode fazer para evitar que ela ocorra. 

É mais incidente que a doença renal crônica atinja felinos adultos, entretanto isso não livra os cachorros dessa patologia. Ela pode ocorrer por conta de diversas causas, incluindo até fatores genéticos. A seguir, confira quais são as causas mais recorrentes que acarretam nessa disfunção. 

O que pode causar a doença renal crônica? 

Responsáveis por limpar o sangue e eliminar impurezas do organismo através da urina, os rins são órgãos extremamente importantes para o corpo. O mau funcionamento desse órgão pode acarretar em problemas gravíssimos de saúde tal como a temida doença renal crônica. 

Sendo mais incidente em pets adultos, essa enfermidade acaba sendo mais comum em felinos por conta da quantidade de néfrons do bichinho que giram por volta de 200 mil. 

Os cães têm o dobro de néfrons que os gatos e, quanto mais néfrons no organismo do animal, menor será a ocorrência da da insuficiência renal crônica. 

Curiosidade: A vaca e os demais grandes ruminantes são os animais que possuem mais néfrons no corpo, em torno de 4 milhões, por isso, a probabilidade dessa doença ocorrer é quase nula. 

Agora você deve estar se perguntando o que são néfrons, não é mesmo? 

Os néfrons são unidades morfofuncionais, ou seja, células que garantem o bom funcionamento do rim. 

Listamos abaixo quais são as causas mais comuns desse problema de saúde, confira: 

  • Causas genéticas;
  • Infecções; 
  • Problemas cardíacos;
  • Parasitas; 
  • Exposição do animal a produtos tóxicos;
  • Uso prolongado de medicamentos nefrotóxicos;
  • Degeneração causada pela idade.
Doença renal crônica em cães e gatos

Como prevenir essa enfermidade? 

É de suma importância que a doença renal crônica seja diagnosticada o mais rápido possível, assim é possível prolongar a vida do seu bichinho. 

Para a prevenção, é crucial que o seu pet seja levado ao veterinário pelo menos uma vez por ano. No caso de idosos ou pets portadores de enfermidades é recomendado que as consultas sejam realizadas com mais frequência, essa periodicidade será determinada pelo veterinário. 

Existem exames que avaliam a função renal e ajudam a diagnosticar e acompanhar a evolução da doença, tais como os níveis de Creatinina + Uréia, SDMA, Urinálise e ultrassom devem ser realizados anualmente. Porém lembre-se, quem determinará quais análises serão realizadas é o médico veterinário. 

Qual é o tratamento da doença renal crônica? 

Essa enfermidade infelizmente não tem cura e é necessário que o bichinho, em casos graves e estágios avançados, conte com um acompanhamento intensivo durante toda a sua vida. 

Conheça alguns procedimentos que proporcionarão uma melhor qualidade de vida do seu pet: 

  • Suplementação alimentar e medicamentos conforme orientação médica;
  • Ração úmida e pastosa (é imprescindível que seja um alimento super premium indicado pelo veterinário); 
  • Reposição hormonal; 
  • Troca de dieta (proteínas de melhor qualidade);
  • Fluidoterapia e hidratação;
  • Hemodiálise.

Para conferir mais dicas sobre o mundo pet, acesse nosso blog! Aqui você encontrará todas as novidades desse universo. Até a próxima!